09/12/2011

Porto Alegre reconhece os melhores do teatro e dança

Print Friendly

Prêmio Açorianos, que será entregue dia 16 de dezembro, terá homenagens a Marcos Barreto, João Acir e Hélio Barcellos Jr.

A entrega do prêmio de teatro e dança mais tradicional de Porto Alegre, o Açorianos, está marcada para o dia 16 de dezembro, às 20h, no Teatro Renascença. A cerimônia contará com a presença do diretor Daniel Colin, diretor do espetáculo Wonderland, vencedor dos prêmios de melhor espetáculo e direção em 2010.

Na cerimônia, também serão homenageados grandes nomes do teatro gaúcho falecidos em 2011. A coreógrafa Carlota Albuquerque dirigirá uma performance em homenagem ao iluminador João Acir; Carlos Cachoeira, músico do grupo Tambo do Bando, conduzirá uma homenagem ao ator e diretor Marcos Barreto; e o bailarino Alexandre Rittmann fará um tributo ao jornalista Hélio Barcellos Jr.

A apresentação da cerimônia ficará por conta da dupla Kátia Suman e Zé Adão Barbosa. A grande novidade será o Prêmio Mais Teatro Revelação. Lançado no primeiro semestre deste ano, o reconhecimento é destinado aos espetáculos participantes dos projetos Novas Caras e Teatro Aberto. Nesta primeira edição, o prêmio contará com as categorias Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Espetáculo. A comissão julgadora é composta pelos integrantes do projeto Novos Jurados, criado com o objetivo de proporcionar formação e experiência para participar de uma comissão julgadora.

Na data, também será entregue o troféu RBS Cultura para os melhores espetáculos de teatro, dança e teatro infantil, eleitos pelo júri popular. A votação já está no ar e o link pode ser acessado no endereço www.maisteatro.blogspot.com. Além disso, serão oferecidos ainda o Prêmio Palcos da Vida aos melhores espetáculos de Teatro e de Dança e Prêmio Pandorga ao melhor espetáculo de Teatro Infantil.

A TVE transmitirá ao vivo a cerimônia. Os Prêmios Açorianos de Teatro e Dança, Tibicuera de Teatro Infantil e Mais Teatro Revelação 2011 são uma realização da Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Aos vencedores, é entregue um troféu criado em 1993 pelo artista plástico Vasco Prado. Além do troféu, é concedido, também, um valor em dinheiro para as quatro categorias principais de cada um dos prêmios. Os melhores espetáculos de teatro adulto, teatro infantil e dança recebem R$ 10 mil cada. Já para diretores, atores e atrizes, coreógrafo, bailarino e bailarina, o valor é de R$ 1,5 mil.

Confira abaixo os indicados a melhor espetáculo:

Prêmio Açorianos de Teatro
A mulher sem pecado
A tecelã
Hotel Fuck – Num dia quente a maionese pode te matar
Mapa_
O fantástico circo-teatro de um homem só

Prêmio Açorianos de Dança
Cem metros de valsa e um grama
Cinderela Fashion Week
Eros + Psiquê
Jokers Psique
Solo em água fervente

Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil
A Cãofusão – uma aventura legal pra cachorro
Louça Cinderella
O Baú – Lembranças e Brincanças

Prêmio Mais Teatro Revelação
Noite de Walpurgis
Uma fada no freezer
Oco

Deixe seu comentário

*campos obrigatórios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>