11/01/2012

CCCEV traz a Porto Alegre “Dores da Colômbia”, de Botero

Print Friendly

Exposição fica em cartaz de 21 de janeiro a 8 de março

Prestes a completar 80 anos, o colombiano Fernando Botero é hoje um dos artistas mais prestigiados da América Latina, com trabalhos em grandes museus mundo afora. Graças a um esforço do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, com patrocínio da Bradesco Seguros, Porto Alegre recebe a partir do dia 21 de janeiro a exposição “Dores da Colômbia”, que reúne 67 obras doadas pelo artista ao Museu Nacional da Colômbia em 2005.

Com “Dores da Colômbia”, o artista, que vive
na França há mais de 40 anos, reflete angústias sobre a condução humana valendo-se de figuras próprias de sua terra natal. A exposição, que fica em cartaz entre 21 de janeiro e 8 de março, chega a Porto Alegre após passagens por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. “O conjunto dessa obra mostra como a arte pode denunciar a violência e propõe uma reflexão sobre a sociedade”, diz a produtora executiva da Aori Produções Culturais, Denise Carvalho, responsável por trazer a mostra ao Brasil.

Regina Ungaretti, coordenadora do CCCEV, garante que a proposta é realizar em 2012 uma programação especial em função do aniversário de uma década do centro cultural – a começar com Botero. As seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que já percorreram várias cidades europeias e latino-americanas, mostram os abusos sofridos pelo povo colombiano como consequência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. “Dores da Colômbia” dialoga com uma corrente artística que vincula a arte à política. Dentro desse contexto, outros importantes artistas imprimiram discurso e fatos históricos em suas telas, como Francisco Goya, com “Desastres da Guerra”, e Pablo Picasso, com “Guernica”.

A mostra tem curadoria do Museu Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. De acordo com a diretora do Museu, Maria Victoria Robayo, o conjunto se integra ao programa de exposições itinerantes que tem como um de seus objetivos fazer um apelo à consciência para evitar que os horrores da guerra se repitam.

Uma ideia sobre “CCCEV traz a Porto Alegre “Dores da Colômbia”, de Botero

Deixe seu comentário

*campos obrigatórios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>