05/04/2012

Uma homenagem aos grandes

Print Friendly

O jornalista Renato Mendonça se prepara para o segundo lançamento do livro Pilares da Tradição, dia 14 de abril, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.  A obra faz o registro da vida e do trabalho de artistas que construíram a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul: Paixão Côrtes, Telmo de Lima Freitas, Antônio Augusto Fagundes e Adelar Bertussi.

Ao longo de 200 páginas estão reunidas entrevistas e ensaios fotográficos, feitos por Emílio Pedroso, além de fotos de arquivo pessoal dos entrevistados. Com tiragem de mil exemplares, a edição do “Pilares da Tradição” foi apoiada, via Lei Rouanet, pela Unifertil e tem coordenação geral da Liga Produção Cultural. Todos os bastidores da produção do livro podem ser acompanhados pelo blog do projeto pilaresdatradicao.tumblr.com.

Pilares

- Antônio Augusto (Nico) Fagundes, alegretense, 77 anos, é poeta, músico e jornalista, com expressiva presença na mídia gaúcha, tendo lançado nomes como Jayme Caetano Braun, Aparício Silva Rillo e José Hilário Retamozo. Compôs em parceria com Bagre Fagundes o “Canto Alegretense”.

- Adelar Bertussi, caxiense, 79 anos criou ao lado do irmão Honeyde (1923 – 1996) o que se considera o primeiro conjunto de baile de música tradicionalista gaúcha. Mais que isso, os Bertussi temperaram nosso tradicionalismo com o sotaque e a alegria dos colonos italianos. Com Honeyde, criou “Oh de Casa”.

- Paixão Côrtes, 84 anos, ao lado de Barbosa Lessa (1929 – 2002) e Glaucus Saraiva (1921 – 1983), construiu e registrou boa parte do que hoje se considera o folclore gaúcho. Entre as várias músicas que compôs e adaptou estão “Xote Carreirinha” e “Balaio”.

- Telmo de Lima Freitas, são-borjense de 79 anos, é autor de clássicos da música gaúcha como “Prece ao Minuano” e “Esquilador”, figura de proa nos festivais nativistas, cultiva os vários regionalismos do Rio Grande.

O que: lançamentos Pilares da Tradição
Quando: 14 de abril, às 18
Onde: Livraria Cultura (Bourbon Shopping)

Deixe seu comentário

*campos obrigatórios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>